segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Revestimento de Escadas em Madeira com tacos envelopados

         Revestimento de Escadas em Madeira com Tacos Envelopados, vinhamos à algum tempo com o objetivo de oferecer uma alternativa mais segura, técnicamente dizendo, porém não havíamos ainda feito um protótipo para demonstração em nosso show room. Optamos sempre por oferecer este tipo de revestimento em madeira nas escadas aqui na Pranchados Ilha Bela, haja visto que ao longo do tempo notamos que as pranchas em função de sua largura necessária para completar os degraus pela equivalência na sua espessura oferecida no mercado ( em torno de 3,5cm) mostrou-se ineficaz, mesmo estas pranchas sendo extremamente secas. Elas tendiam à no minimo abrir pequenas fissuras em seu topo, quando não dizer que poderiam "encanoar".

           Na foto abaixo o Revestimento de Degraus da Escada foi feito com tacos de Grápia 7 x 42, frontal de grápia com 3 cm de espessura. Neste caso, a pedido do cliente, dispensou o uso dos rodapés de grápia nas laterais, permanecendo apenas os rodapés na frete, como podem notar, como um espelho menor.

Degrau de escada com tacos de madeira
Revestimento de degrau de escada em alvenaria com Tacos de Madeiras









revestimento de escada com madeira
Revestimento de Degrau de Escada com Madeira

            No projeto abaixo, o revestimento dos degraus da escada foram feitos com tacos de Perobinha 7 x 42, frontal foi usado uma peça com 2 cm de espessura, a pedido do cliente. Escada vazada com o frontal contornando todo o degrau, menos a parte que encontra-se com a parede, ali naquele canto foi usado um cordão de 2 x 2, a intensão do cliente era deixar o aspecto menos carregado, já que a escada era vazada e houve a opção de revestir a lateral do degrau com madeira, esta escolha não é muito comum, pois a maioria dos clientes optam por mostrar a lateral do degrau pintada de branco.

Revestimento de Escadas Com Tacos Perobinha
Revestimento de Escada Com Tacos de Perobinha

Degrau de Escada revestido com madeira
Revestimento de Degrau de Escada com Tacos de Perobinha


            No projeto abaixo, a foto foi tirada antes que o pintor pudesse fazer os acabamentos de amaciamento e aplicação da tinta branca, a falta disto e mobília tirou um pouco o valor visual mas espero que vejam e possam ter uma idéia de como ficará após o término dos serviços do pintor. Escada vazada, com contorno total de frontal com 3 cm de espessura total em cada peça onde havia vão livre, o revestimento interno foi feito com tacos de 7 cm de largura em cumaru, raspado e aplicado resina Skania, importada, suéca, e facil manutenção. Os Tacos de madeira foram os mesmos usados no revestimento internos dos degraus de escada, proporcionando beleza e charme a este ambiente.

Revestimento em madeira para degrau de escada
Revestimento de degrau de escada em madeira com Tacos de Cumarú



     
Revestimento de Degraus de Escada com Tacos de Grápia

       Notem, nas fotos abaixo, que nós fizemos as bordas com prancha de 3 cm de espessura por 7 cm largura e no meio recheamos com tacos. Como se trata de modelo apenas para visualização, fizemos o recheio do primeiro degrau com tacos de 3 cm de largura ( tacos palito ) e no segundo degrau usamos o taco de madeira 7 x 42 em cumarú para que nossos clientes visualizem melhor a escolha de medidas para os recheios.


Revestimento de escadas em madeira
Revestimento de Escadas em Madeira com tacos "envelopados"


Revestimento de degraus de escada com tacos
Revestimento de Escadas em madeira com Tacos

Como se trata de alvenaria, a idéia é que no "espelho da escada" , quando esta permitir, instale-se o rodapé de 7 cm, pois, um espelho de escada tem normalmente 15 cm de altura em média. Assim não se cria a perspectiva de "caixote" na escada. A questão é não carregarmos muito com madeira para não criar um desconforto visual. No exemplo acima por se tratar de mostruário, não temos as paredes laterais que serão comuns em muitas escadas. Nestes casos instalamos os rodapés "laterais subindo e indo" conforme foto à seguir: Observem!

tacos de madeira em escadas
Foto Detalhada do revestimento de escadas em madeira com tacos envelopados

Esta escada foi uma das primeiras que fizemos, a diferença ai é a espécie de madeira usada, o sentido dos tacos dentro do recheio e as bordas que fizemos com 10 cm de largura. Acho que o sentido dos tacos não foram o ideal para esta escada bem como ficou um pouco exagerado a largura do envelope. Mas já dá para se ter uma ídeia de como o rodapé pode "caminhar" pela escada. Sempre que sugerimos esta forma de revestimento, há que se ter cuidado com a qualidade da alvenaria desde a qualidade e resistência do contra piso da mesma, haja visto que as peças são coladas, e se a resistência do contra piso for fraca as peças poderão descolar-se, até o esquadro e alinhamento da alvenaria da escada para que na instalação os cortes e pontas de madeira fiquem alinhados.

Sempre insistimos para que o cliente opte por tacos mais estreitos, pois ficam como podem ver mais charmosos e criam aumento de perspetiva da peça. Analizando o lado técnico, podemos afirmar que madeiras mais estreitas tem menor movimentação em função de perda ou ganho de sua umidade de equilíbrio que tem esta variação em função das diferentes taxas de umidade relativa do ar x temperatura que ocorrem durante o ano todo, com alguns picos desagradavéis em torno dos meses de agosto e setembro aqui na região metropolitana de São Paulo. 

taco em degrau de escada revestimento
Vista frontal detalhada do Revestimento de escadas em madeira com tacos envelopados




Uma perspetiva olhando de cima (descendo a escada). Esta escadas foi feita com um rodapé mais baixo (5 cm) e lá em baixo vejam que a sala é toda em pisos de madeira. Os corrimões, que não visualizamos nesta escada, sugerimos o tubular de aço que ainda será instalado por outra empresa, para deixar a escada "mais leve" aos olhos.

tacos de cumaru no revestimento de escadas em madeira
Vista superior do revestimento de escadas em madeira com tacos envelopados

E o que todos me perguntam se tudo isto que fazemos e desta forma que fazemos é caro! Diria que na verdade é mais barato, pois uma prancha seca em estufa tem valor maior agregado e não garante que esta abra fissuras, movimente-se muito ( em função da sua largura) e abra fissuras nos topos e o sistema que oferecemos não há como abrir fissuras, pois não usamos nas laterais do envelope os topos das pranchas e sim a todo o sentido linear da madeira e com largura mais estreita eliminando os exessos de movimentação.
Grande parte do custo da escada está na mão de obra, no maquinário envolvido e nas colas. Os tacos já são de nossa linha de produtos.  Os tacos são madeiras de primeira qualidade (cerne da madeira) não contendo a parte mole da árvore (brancal). E sim acabam tendo custo inferior à um revestimento com pranchas com a mesma qualidade.

      Conheça agora também os Revestimentos Ecobrick Santa Luzia.
      Indicado para uso decorativo de paredes internas e externas.

Agora aqui na Pranchados Ilha Bela você poderá combinar os rodapés em Poliestireno Santa Luzia com a nova tecnologia em Pisos de Cimento Queimado Polimérico Monolítico, estes não trincam e não racham devido a nova formulação e método de aplicação.

Vídeo contendo algumas imagens de revestimento de escadas em madeira com tacos envelopados.




Visitem também nossas paginas no facebook:

Basta clicar,

https://www.facebook.com/rodapedemdf

https://www.facebook.com/rodapesantaluziasp

https://www.facebook.com/guarniçãosantaluzia

https://www.facebook.com/rodapesantaluzia

https://www.facebook.com/Pisosdemadeira










8 comentários:

  1. Muito bonito o trabalho! Em breve montarei minha escada e os chamarei para orçar!
    Dinho.

    ResponderExcluir
  2. Com algumas coisas simples como podemos deixar chique! Gostei e curto a ideia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos fazer então? Estamos prontos para fazer um orçamento, basta entrar em contato conosco!

      Excluir
  3. Bela opção, gostei da matéria, não havia pensado no risco de se instalar pranchas maciças de madeira com relação ao empenamento, em breve minha base em alvenaria estará pronta e com certeza irei consulta-los

    ResponderExcluir
  4. Nossas colas vão bem neste projeto!

    ResponderExcluir